Nascida em João Pessoa, Paraiba, a artista plástica Heloisa Maia conclui o curso básico de Comunicação Social, em 1979, na Universidade Federal da Paraiba e o bacharelado em Publicidade e Relações Públicas, em 1982, em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na década de 80 reside na Califórnia, nos Estados Unidos, e estuda ilustração, pintura, desenho e escultura na San Francisco Art Academy e Palo Alto Art League. De volta ao Brasil, estuda pintura com FlávioTavares e Marlene Almeida, no Centro de Artes Visuais de Tambiá, em João Pessoa, onde também participa  de exposições coletivas. Em 1995, passa a residir em Porto Alegre, participando ativamente de workshops de pintura no Atelier Livre da Prefeitura e de exibições de design e arquitetura .

 

Em 1998 retorna aos Estados Unidos, desta vez para New York, onde freqüenta aulas de pintura e desenho com Phillip Sherrod e A. Palumbo na Art Students League of New York, gravura em metal com Mohammad Khalil, e pintura com Ellen Evjen na Parsons School of Design. Volta à morar em  Porto Alegre e em 2000, mostra trabalhos em projetos especiais na cidade e no mesmo ano, participa de workshop de pintura contemporânea, com Sati Zecchi, na Freie Kuntschulle Berlin, Alemanha. Expõe individualmente em 2001, na Galeria Gamela, em João Pessoa, Paraiba, na Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Centre Social et Culturel Franco-Brésilien, em Paris, França.  Entre 2002 e 2006, expõe trabalhos na I Bienal do Desenho, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, nas coletivas do Grupo 4x4 no Centro Cultural São Francisco e em  universidades do Nordeste e Centro-Oeste, nas galerias Gamela de João Pessoa e Bolsa de Arte de Porto Alegre, na  Usina Cultural da Saelpa “ II Bienal do Desenho” em João Pessoa, entre outras.

 

Em 2007 passa a residir novamente em New York convidada a estabelecer e dirigir a empresa brasileira de design Osklen nos Estados Unidos. Entre 2007 e 2010, paralelamente ao seu trabalho frente a empresa,  continua apresentando suas pinturas e desenhos em exposições coletivas no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Nordeste do Brasil  e em New York  na Format , HP France Concept Store, Crazy Monkey Gallery  e East Hampton Guild Hall. Também mostra seus trabalhos em várias exposições em parceria com a Florense Brazil. Em 2016  participa de residência artística em Vaison La Romaine, Provence, onde  expõe na La Galerie. No mesmo ano  expõe na Ornare Miami. Em 2018 participa de exposição coletiva na Nisi B em Miami e expõe individualmente na Usina Cultural Energisa em João Pessoa, Brasil.

 

 

Heloisa reside em Miami desde 2017 onde mantém atelier.

© Heloisa Maia 2020